Glossário

Termo / Sigla

Definição

Abertura Comercial

Índice elaborado para medir o peso do comércio exterior no PIB de um país ou grupo de países. Normalmente é calculado por [(Exportações+Importações)/PIB].

Acordo de Dupla Tributação

Acordo internacional que tem como objetivo eliminar a necessidade de pagamento duplicado de impostos sobre os ganhos referentes a um projeto de investimento entre países.

AICEP

Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Organização pública de Portugal.

ANIP

Agência Nacional para o Investimento Privado. Organização pública de Angola.

AOA

Sigla referente ao Kwanza, moeda oficial de Angola.

APEX-Brasil

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Organização pública do Brasil.

ASEAN

Associação de Nações do Sudeste Asiático. Bloco Econômico com 10 Membros-Plenos da qual o Timor-Leste é Membro Observador.

Balança Comercial

Registro da diferença entre exportações e importações de um país em um determinado período de tempo. Quando as exportações são maiores que as importações, situação conhecida como Superávit Comercial, a Balança Comercial é positiva. Caso contrário, quando há um Déficit Comercial, a Balança Comercial é negativa.

Bloco Econômico

Associação entre países para o estabelecerem relações econômicas privilegiadas entre si.

BRL

Sigla referente ao Real, moeda oficial do Brasil.

Câmbio (taxa)

Taxa que define quantas unidades de uma moeda podem ser compradas com uma unidade de outra moeda.

CEEAC

Comunidade Econômica dos Estados da África Central. Bloco regional com 10 Estados-Membros, incluindo Angola, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

CEMAC

Comunidade Econômica e Monetária da África Central. Bloco regional com 6 Estados-Membros, incluindo Guiné Equatorial.

Certificado de Origem

Documento que atesta o país de origem de uma mercadoria exportada. Possui grande importância na concessão de benefícios previstos em acordos internacionais de preferência comercial.

Conhecimento de Embarque

Documento comprovativo do contrato de transporte marítimo em uma operação de exportação. Também conhecido como Bill of Lading.

CPI

Centro de Promoção de Investimentos. Organismo público de Moçambique.

CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)

Foro multilateral para a cooperação entre os países de Língua Portuguesa. Atualmente, a CPLP é composta por nove Estados-Membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

CVE

Sigla referente ao Escudo Caboverdiano, moeda oficial de Cabo Verde.

Déficit Comercial

Situação em que as importações de um país durante um determinado período foram maiores que as exportações, ou seja, a Balança Comercial é negativa.

Deflação

Situação em que há uma redução do nível geral de preços em um país, ou seja, o oposto de Inflação.

Desemprego (taxa)

Taxa, normalmente percentual, que demonstra o peso da população desempregada sobre o total da população ativa.

Documento Administrativo Único (DAU)

Modelo ou formulário oficial da declaração aduaneira utilizado nas operações comerciais entre a União Europeia e países terceiros.

ECOWAS

Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental. Bloco regional com 15 Estados-Membros, incluindo Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Estagflação

Situação em que um país passa simultaneamente por uma estagnação econômica e por altas taxas de inflação.

EUR

Sigla referente ao Euro, moeda oficial de Portugal e de 18 outros países.

Fatura Comercial

Documento entregue pelo vendedor ao comprador atestando os principais elementos da venda, como os respectivos nomes, a quantidade, o preço e a designação das mercadorias ou serviços vendidos.

FOB (Free On Board)

Incoterm que determina que, em uma operação de Comércio Internacional, o vendedor é responsável pela carga até o momento do embarque da mesma no navio responsável pelo transporte internacional. A partir de então, o comprador é responsável por todos os processos. Esse Incoterm só pode ser utilizado em casos de transporte internacional aquaviário.

GAZEDA

Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado. Organismo público de Moçambique.

IDE (Investimento Direto Estrangeiro)

Fluxo de investimento de caráter duradouro feito em outro país. Pode incluir a abertura de uma empresa em outra economia, a aquisição de pelo menos 10% do capital de uma sociedade estrangeira e envio ou reinvestimento de capital para uma filial em outro país.

Incoterms

Termos, normalmente referidos por suas siglas, utilizados para acordar as responsabilidades do vendedor (exportador) e do comprador (importador) em uma operação de Comércio Internacional. Existem 13 diferentes termos que definem qual das partes é responsável por cada processo da entrega.

Índice de Gini

Indicador mais comumente utilizado do nível de desigualdade social em um país. Quanto maior o seu valor, que varia entre 0 e 1, maior a desigualdade social, portanto 0 corresponde a uma situação de perfeita igualdade de renda e 1, de concentração de toda a renda em apenas um indivíduo.

Inflação (taxa)

Taxa que demonstra a variação de preços em uma determinada economia entre dois períodos. Quando adota um valor negativo, é chamada de deflação.

Internacionalização

Expansão da atuação de uma empresa, ou de uma economia, para outro país. Para uma empresa, pode ocorrer por meio de exportações ou importações de bens ou serviços ou por meio de projetos de investimento em outro país. Para uma economia, ocorre quando há uma abertura econômica de um país ao exterior por meio do estímulo a operações comerciais ou financeiras com outros países.

Joint-Venture

Associação entre duas ou mais empresas para a criação de uma empresa comum com a partilha de investimentos, lucros e responsabilidades de uma terceira entidade juridicamente independente.

Juros (taxa)

Taxa percentual de remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. Normalmente é definida pelo Banco Central do país e consiste em um dos principais instrumentos governamentais para tentar controlar a inflação. Quando a taxa de juros sobe, espera-se uma queda do consumo e, consequentemente, da taxa de inflação.

Mercado Comum

Categoria de bloco econômico internacional que inclui a livre circulação entre os países membros de bens, serviços, capital e pessoas. Essa categoria é considerada a fase seguinte à União Aduaneira no processo de Integração Econômica.

Mercosul

Mercado Comum do Sul. Bloco econômico composto por cinco países sul-americanos, incluindo Brasil.

MZN

Sigla referente ao Metical, moeda oficial de Moçambique.

PALOP

Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Acrônimo de referência a Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

PIB

Produto Interno Bruto. Indicador que corresponde à soma do valor dos produtos e serviços finais produzidos em uma economia em um determinado período de tempo. Consiste na medição mais comumente utilizada para analisar o desenvolvimento econômico de um país.

PME

Micro, Pequena ou Média Empresa.

SADC

Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral. Bloco regional com 14 Estados-Membros, incluindo Angola e Moçambique.

SH (Sistema Harmonizado)

A composição dos códigos do SH, formado por seis dígitos, permite que sejam atendidas as especificidades dos produtos, tais como categoria ou tipo de produto, num ordenamento numérico lógico, crescente e de acordo com o nível de sofisticação das mercadorias.

STD

Sigla referente à Dobra Santomense, moeda oficial de São Tomé e Príncipe.

União Aduaneira

Categoria de bloco econômico internacional que inclui a eliminação de barreiras à livre circulação de bens e serviços entre os Estados-Membros e a adoção de uma Pauta Aduaneira comum. A partilha da Pauta Aduaneira significa que serão aplicadas as mesmas regras para a importação de bens e serviços importados de países terceiros.

União Económica e Monetária (UEM)

Categoria de bloco econômico internacional que inclui a coordenação de políticas econômicas, financeiras e monetárias por meio da criação de instituições comuns responsáveis pelo gerenciamento de tais políticas. Normalmente, acarreta na partilha de um único Banco Central, na adoção de uma moeda única, e no controle conjunto das reservas e das taxas de câmbio.

União Europeia (UE)

União econômica, monetária e política de 28 países europeus, incluindo Portugal.

USD

Sigla referente ao Dólar dos Estados Unidos da América, moeda oficial do Timor-Leste, dentre outros países.

Variação Homóloga

Taxa de variação observada entre um sub-período e o seu equivalente no período anterior. Por exemplo, a variação homóloga do índice de preços de um país em fevereiro de 2015 é a variação desse indicador em relação a fevereiro do ano anterior.

XAF

Sigla referente ao Franco da África Central, moeda oficial da Guiné Equatorial e de cinco outros países

XOF

Sigla referente ao Franco da África Ocidental, moeda oficial da Guiné-Bissau e de sete outros países.

Zona Euro

Grupo de países que, desde 1999, substituíram suas moedas nacionais pelo Euro. Atualmente, consiste em uma zona de 19 países, incluindo Portugal.

Zona Franca

Região de um país em que há estímulos governamentais à criação de empresas e indústrias com a finalidade de acelerar o desenvolvimento regional por meio da atração de investimento e trocas comerciais. Normalmente ocorre por meio da redução de impostos a operações comerciais e financeiras.


 

Acompanhe a Mercados & Estratégias